O oxímetro de dedo é um equipamento médico desenvolvido para medir a saturação de oxigênio no sangue. Isso significa que a ferramenta serve para avaliar quanto oxigênio está sendo transportado pela corrente sanguínea do paciente.
No artigo de hoje, entendemos melhor as funções e indicações do oxímetro de dedo. Confira!
A função de um oxímetro de dedo
A principal função do dispositivo é servir como aliado à avaliação clínica do paciente. Ao fornecer informações como saturação de oxigênio e batimentos cardíacos, o equipamento possibilita a antecipação de intervenções, prevenindo o avanço de quadros graves.
Veja abaixo:
Como ler um oxímetro de dedo
Entender o que o oxímetro de dedo mostra é imprescindível durante seu uso.
- Saturação de oxigênio
A saturação de oxigênio diz respeito aos níveis de oxigênio na corrente sanguínea. Geralmente, os marcadores transitam entre 95% e 100% em adultos saudáveis, e 90% a 95% em crianças.
Existem alguns casos em que é normal que esses valores fiquem um pouco mais baixos, como após atividades físicas, por exemplo. Ocorre também de a saturação subir ou descer enquanto o oxímetro está no dedo, mas não se assuste: isso é resultado do ritmo da respiração do paciente.
Valores iguais ou inferiores a 89%, no entanto, são sinais de alerta.
É importante estabelecer junto a um médico (especialmente se tratando de pessoas com problemas respiratórios) quais são seus níveis normais de saturação.
- Batimentos cardíacos por minuto (ou BPM)
Esse é um parâmetro bastante conhecido mesmo por leigos. Os BPM dizem respeito ao número de vezes em que o coração do paciente bateu num espaço de 60 segundos.
A quantidade de bpm para cada pessoa é variável de acordo com a idade e o estilo de vida.
- Índice de Perfusão
Esse já é um pouco mais difícil. O Índice de Perfusão (PI%) é um indicador que mostra se o oxímetro de dedo está “lendo” seu dedo adequadamente.
Um PI% superior a 4% é bom sinal e indica que o oxímetro está fazendo a leitura de forma correta. Abaixo disso, algo pode estar dificultando a medicação.
Para garantir uma boa leitura, certifique-se de posicionar corretamente seu dedo no oxímetro e atentar-se a fatores que possam dificultar o funcionamento do aparelho, como mãos muito frias, feridas etc.
A quem é indicado o oxímetro de dedo?
O oxímetro de dedo é indicado a pacientes portadores de doenças respiratórias, pulmonares, cardíacas e neurológicas que prejudiquem a respiração.
Ele é uma importante ferramenta capaz de denunciar que a saturação está baixa antes que o paciente possa perceber os sintomas ativamente, o que facilita a busca por um tratamento antes que haja progressão dos sintomas.
Conclusão
No artigo de hoje, entendemos a importância do oxímetro de dedo para pacientes com problemas respiratórios e aprendemos também o que significam alguns medidores exibidos.
Se depois de acompanhar essa leitura você percebeu que precisa de um, não hesite e adquira já o seu com a CF Care Hospitalar!
Na CF Care Hospitalar, você encontra diversos modelos de oxímetro de dedo que se encaixam no seu perfil. Acesse o website e confira!