logo cf care azul

Blog

O que são equipamentos hospitalares e como eles são divididos?

Equipamentos hospitalares são instrumentos utilizados por profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas etc.) em procedimentos médicos, terapêuticos, diagnósticos e outros.

Eles são extremamente importantes no que se refere a suprir as necessidades e demandas de hospitais e clínicas e assim, contribuir para atendimentos completos e de qualidade.

Pensando nisso, no artigo de hoje, mostramos em maior detalhe como são divididos os equipamentos hospitalares.

Veja abaixo:

Categorias de equipamentos hospitalares

Antes de entrar no mérito dos equipamentos hospitalares em si, é importante entender como eles são divididos. Abaixo, trazemos as categorias mais comuns:

  1. Imagem

Equipamentos de imagem são aqueles capazes de gerar representações visuais para uso em análises clínicas, diagnósticos e intervenções médicas.

Alguns exemplos dessa categoria incluem máquinas de raio-x, tomografia computadorizada, ultrassom, ecografia e ressonância magnética.

  • Diagnóstico

Nesse grupo, se inserem instrumentos utilizados no meio hospitalar e que são voltados para o diagnóstico dos pacientes, como estetoscópios, oxímetros e outros.

Esses equipamentos são utilizados por médicos para realizar testes com base na análise das informações fornecidas pelos pacientes.

  • Laboratório

Essa categoria é principalmente voltada à análise de fluidos corporais (sangue, urina, saliva, sêmen e outros).

Os exemplos mais comuns desse grupo são suprimentos para coleta de sangue, analisadores de coagulação e urinálise, contadores diferenciais etc.

  • Tratamento

Equipamentos de tratamento são dispositivos projetados visando uma condição específica e são utilizados para restaurar funções de órgãos ou tecidos.

Esse grupo abrange ferramentas utilizadas também em intervenções cirúrgicas, e inclui bombas de infusão, marca-passos etc.

  • Suporte de vida

Essa categoria de equipamentos hospitalares diz respeito a dispositivos que visam oferecer suporte de vida aos pacientes, de modo que sem eles, os órgãos desses pacientes dificilmente se manteriam funcionando.

Alguns exemplos incluem Dispositivos de Circulação Extracorpórea (CB), máquinas de diálise, incubadoras, ventiladores mecânicos e outros.

  • Uso residencial

Com o avanço da pandemia de coronavírus que (infelizmente) atingiu o mundo em 2019, muitos médicos optaram por mandar os pacientes para casa. Com isso, cresceu a demanda por aparelhos e dispositivos capazes de atender a essa demanda: são os equipamentos de uso residencial.

As ferramentas contidas nessa categoria, portanto, são aquelas desenvolvidas para isso residencial e voltadas a facilitar e oferecer apoio a tratamento em domicílio. Alguns exemplos são: kits de nebulização, medidores de pressão, oxímetro etc.

Conclusão

Ainda que essas não sejam todas as categorias existentes de equipamentos hospitalares, são as principais, e representam grupos de dispositivos imprescindíveis para o funcionamento de hospitais e para o fornecimento de um atendimento de qualidade para os pacientes.

Nesse sentido, quanto mais modernos e completos forem os equipamentos, maiores são as chances de o hospital chegar ao diagnóstico certo e oferecer a melhor opção de tratamento possível.

Equipamentos hospitalares são responsáveis também por facilitar, e muito, a vida dos profissionais da saúde que, desse modo, podem avaliar com mais exatidão e oferecer um acompanhamento mais detalhado do estado do paciente.  

Encontre os melhores equipamentos hospitalares com CF Care Hospitalar

Se você chegou até aqui, provavelmente se interessou em saber mais sobre equipamentos hospitalares.

Mas você sabe onde adquiri-los? Fácil: na CF Care Hospitalar!

Criada em 2007 com o objetivo de facilitar o fornecimento de produtos que pudessem auxiliar pacientes, a CF Care Hospitalar desde então vem atuando no segmento hospitalar com valores como Dedicação, Foco e Responsabilidade.

Conta com uma gama de mais de 1,5 mil produtos em seu catálogo, que visam contribuir com profissionais da saúde, instituições e os próprios pacientes. Entre em nosso website e confira!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *